sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pastoral da Juventude Realiza Encontro Regional em Barreiras



Jovens da pastoral da Juventude do regional nordeste 3 (Bahia e Sergipe) reuniram-se entre os dias 26 e 28 de agosto na cidade de Barreiras para sua Ampliada Regional com o objetivo de refletir sobre os desafios da assessoria.
Durante três dias mais de 40 lideranças vindas de cerca de 20 cidades de todo o estado da Bahia discutiram sobre os temas relativos ao processo de educação na fé destacando os desafios da formação integral da juventude e a importância do fortalecimento dos pequenos grupos de jovens nas comunidades de base. O principal tema debatido foi: “Assessoria e Acompanhamento: esse nosso jeito de ser e de fazer”.
Durante o encontro o grupo contou com a assessoria do Pe. Hilário Dick, doutor em literatura brasileira, que, há mais 40 anos desenvolve pesquisas na área da assessoria a grupos juvenis e história da juventude. Em sua fala Dick destacou a importância da formação permanente entre os assessores da Pastoral da Juventude e destacou a participação política como componente essencial da formação integral da juventude. “A Igreja precisa contribuir para formar jovens inquietos, atuantes nas realidades em que eles vivem” frisou Hilário Dick.
No último dia do encontro os jovens realizaram uma etapa livre da Conferência Nacional de Juventude, onde Felipe Freitas esteve representando a Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude (COE), aprofundando a discussão sobre desenvolvimento e  a garantia dos direitos da juventude e articulando a participação da Pastoral da Juventude nas etapas municipais e territoriais da Conferência. “É fundamental que a PJ esteja mobilizada tanto na convocação das etapas municipais quanto na discussão das propostas relativas aos direitos da juventude. Queremos continuar contribuindo com o debate das políticas públicas de juventude como já vimos fazendo tanto no Conselho Estadual quanto no Conselho Nacional de Juventude. Este é um tema prioritário no nosso plano político pastoral.” afirmou Michele Vieira, Secretária Regional da Pastoral da Juventude (Regional NE3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário