sábado, 3 de setembro de 2011

Instituto Unibanco abre inscrições para Programa de Bolsas de Pesquisa na área de educação e juventude no Brasil


Instituto Unibanco está com inscrições abertas até 20 de setembro para o Programa de Bolsas de Pesquisa 2011/2012. A finalidade do programa é contribuir para a produção de conhecimentos relativos à educação pública, à juventude e ao Ensino Médio no Brasil. Com as bolsas de pesquisa, o Instituto Unibanco busca incentivar o desenvolvimento de estudos relacionados aos temas de dois projetos seus: o Entre Jovens e o Jovem de Futuro.

Para concorrer a uma bolsa é necessário que o candidato esteja formalmente associado a uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como pesquisador, professor ou professor assistente, além de ter título de mestre ou doutor em alguma área relacionada a um dos temas pesquisados. O concorrente deverá escolher ainda dois estudantes de graduação como auxiliares na realização da pesquisa.

O programa oferecerá apoio financeiro mensal de R$ 2 mil para pesquisador e de R$ 600 para auxiliares de pesquisa durante 12 meses. As vagas se destinam a residentes de qualquer município do Brasil. As áreas temáticas de pesquisa são:

- Os fatores da gestão escolar que influenciam a melhoria do clima em escolas públicas participantes do Projeto Jovem de Futuro;
- O efeito da Supervisão Técnica no alcance de Resultados do Jovem de Futuro;
- Práticas pedagógicas adotadas pelas escolas do Projeto Jovem de Futuro que levam os alunos a obterem melhores resultados escolares e o perfil de professores com alunos de melhor desempenho;
- Projeto Entre Jovens: perfil e trajetória dos alunos participantes.

Outras informações podem ser obtidas no edital, disponível no endereço http://www.unibanco.com.br/int/hom/index.asp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário