quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Delegação Baiana Volta da 2@ CONFJUV com muitas expectativas na bagagem


Após quatro dias em Brasília participando de debates em prol dos direitos da juventude, a delegação baiana retornou a Salvador.
Com a diversidade representada por todos os Estados presentes na conferência, as reinvindicações foram feitas de acordo com cada cenário.
Marcada pela dissemelhança de identidades da juventude notou-se na Conferência que para pensar em igualdade entre elas precisa-se considerar toda essa pluralidade.
A Conferência que aconteceu entre os dias 9 e 12/12 no Parque da Cidade de em Brasília reuniu 2,5 mil pessoas entre delegados e observadores tinha como objetivo continuar a discussão iniciada desde as etapas municipais que visava debater e formular políticas públicas que asseguram à juventude o desenvolvimento e a efetivação de direitos.
No sábado (10/12), os delegados e delegadas da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude aprovaram o Regimento Interno do encontro.
A aprovação do documento marcou o início oficial dos debates, pois define as normas de funcionamento da Conferência. O texto final é fruto das contribuições dos jovens delegados de todo o Brasil, que apresentaram destaques e fizeram emendas ao Regimento.
Houveram cinco eixos para serem discutidos nos GT´s, foram eles Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e à vida segura e direito à participação e fortalecimento institucional.
No que diz respeito ao cenário internacional foram discutidos os direitos dos jovens no âmbito dos países da América Latina, Península Ibérica e dos participantes das comunidades dos países de língua portuguesa. Tudo fortalecendo a participação brasileira na OIJ (Organização Ibero-Americana de Juventude)
Segundo Severine Macedo, secretária Nacional de Juventude, a realização desta Conferência é um sinal de que, ao contrário da torcida de uns poucos, a juventude brasileira não está apática ou alienada. “Com bandeiras cada vez mais diversificadas e com muita disposição de discutir os rumos do país, é também uma mensagem de que os jovens seguem acreditando que é preciso participar e mudar a política para aprofundar as mudanças que tanto sonhamos para o Brasil”, pontuou Severine.
Nos intervalos das atividades políticas os jovens puderam usufruir de espaços recreativos além de atividades culturais oferecidas ao final das atividades diárias.
Com a satisfação dever cumprido a delegação da Bahia retornou com certeza da contribuição na luta da garantia do cumprimento dos direitos da juventude brasileira.
Segundo Vladimir Costa, coordenador de políticas de juventude da Bahia, a participação da delegação baiana contribuiu muito para os bons debates nos GT´s da Conferência Nacional. “A diversidade da nossa juventude acumulou durante todas as etapas da conferência os grandes temas das PPJ´s. A garantia dos direitos da juventude e o papel a ser desempenhado pelos jovens no projeto de desenvolvimento nacional foram elementos presentes nas colocações e contribuições da delegação baiana à conferência nacional. A expectativa agora é a manutenção dessa mobilização juvenil provocada pelas conferências de juventude para fortalecermos as PPJ´s”, afirmou Vladimir.
Contribuíram nesse processo os Jovens Mangabeirenses Daniel e Jadeilson, Delegados Nacional da Conferência representando a Bahia o Recôncavo e Governador Mangabeira, Parabéns e Força na Luta sempre!!!

Fonte: Blog Jovem Gera Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário