quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A Bahia será representada por 90 delegados na 2ª Conferência Nacional de Juventude


A Bahia será representada na II Conferência Nacional de Juventude por 90 delegados entre eleitos nas etapas municipais e estadual e indicados pelos conselhos estadual e municipal. Dentre esses delegados estão representantes da consulta aos povos e comunidade tradicionais e dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Além dos delegados estarão presentes na Conferência 26 observadores onde um deles é o deputado Yulo Oiticica (PT) que foi o relator do Plano Estadual de Juventude da Bahia.
Segundo Vladimir Costa, Coordenador Estadual da Juventude, há uma expectativa muito grande por parte dos jovens em relação a II Conferência Nacional de Juventude. “Essa II Conferência é um marco na história da participação política da juventude em nosso país. É extremamente importante e inovador que os jovens de todo Brasil discutam em conjunto mecanismos de fortalecimento das PPJ´s, a construção e garantia dos seus direitos e um outro modelo de desenvolvimento para o país”, afirmou Vladimir.
O presidente do Conselho Estadual de Juventude, Juremar Oliveira declarou que depois de discutir PPJ´s em todos os cantos do país a juventude já demonstrou sua disposição em participar do debate. “Esta geração venceu a 1ª batalha de enfrentamento da invisibilidade da juventude na política. Minha expectativa é que a II Conferência indique as principais diretrizes de uma 2ª fase nas PPJ´s, onde dentro de um novo projeto nacional de desenvolvimento seja capaz de viver a juventude, pontuou Juremar.
A Conferência
A 2ª Conferência Nacional de Juventude será realizada em Brasília (DF), entre os dias 9 e 12 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
A abertura acontece na sexta-feira (9), às 18h, com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Aldo Rebelo (Esporte) e Paulo Bernardo (Comunicações), entre outros;  da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; de parlamentares, representantes do movimento juvenil e outras autoridades dos governos federal, estadual e municipal. Durante a solenidade, a Secretaria-Geral e o Ministério das Comunicações assinarão convênio para implementação de projetos voltados para a inclusão digital dos jovens que vivem no campo.
A Conferência vai reunir dois mil delegados, eleitos durante as 1.500 etapas preparatórias, quando foram realizadas as conferências estaduais, municipais e territoriais, além das conferências livres e da consulta aos povos e comunidades tradicionais. Essas etapas mobilizaram todos os 27 estados e mais de mil municípios. O encontro vai permitir uma análise dos avanços conquistados  desde a primeira Conferência, realizada em 2008, e os novos desafios da Política Nacional de Juventude,  incluindo a definição dos direitos da juventude, a as ações e programas necessários para assegurá-los, bem como a criação de mecanismos que garantam a participação dos jovens nos processos decisórios da agenda nacional. Entram na pauta a aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, da inclusão produtiva do segmento, por meio da capacitação e apoio a microprojetos produtivos; a inclusão digital da juventude rural e o combate à violência contra a juventude negra, entre diversos outros pontos.

Fonte: Blog Jovem Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário