segunda-feira, 14 de março de 2011

Governador Mangabeira 49 anos de Emancipação Política , 14 de março de 2011.


Salve Governador Mangabeira, terra de gente feliz, terra que antes quando Cabeças produziu muito fumo, o que alavancou a sua emancipação, financeiramente falando; Terra do grande cultivo de laranja e mandioca, terra cortada pela BR 101, pelo Rio Paraguaçu. Terra que homenageia a antiga Vila, com a Fonte das Cabeças; terra das realizações de micaretas nos anos passados, das realizações das festas de Reis, onde o povo rezava, cantava, sambava, comia e bebia até o raiar do dia; Mas que nos últimos anos ainda busca a sua identidade econômica e cultural, que foram sendo deixadas pela busca de interesses pessoais;
Ó Governador Mangabeira, terra de tantas personalidades importantes para a concretização do sonho daquele povo da Vila das Cabeças, que era o de sua Emancipação. Terra mãe de tantos filhos ilustres sejam esses: Garís, Advogados, Professores, Médicos, Doutores, Pedreiros, Carpinteiros, Padeiros, Motoristas, Comerciantes, Operários, Estudantes, Agricultores, Fumageiros, Donas de Casa e tantos outros; Terra mãe orgulhosa pelos seus filhos Padres e Freiras; Terra mãe de aproximadamente 20.000 filhos, homens e mulheres guerreiros (DHANDARA), negros e brancos, gordos e magros, crianças, jovens, adultos e idosos, terra mãe de tantos filhos que moram fora. Terra mãe  que acolhe filhos de outras terras e os adotam como mangabeirenses.
Que bom ó Governador Mangabeira, quando todos os teus filhos tiverem oportunidades iguais; Quando os pais de família não mais precisarem buscar o sustento tão longe deixando de acompanhar o crescimento de seus filhos, filhos esses que são criados pelos avós.
 Mesmo com as dificuldades enfrentadas, pelas lutas e conquistas, desde a antiga Vila: Parabéns ó Governador Mangabeira, terra Visitada pelos Santos Reis, abraçada pela Santa Cruz, unida feito Cosme e Damião, união esta que a todo instante serviu para fazer o bem; terra de doação assim como Maria, que se faz presente em nossa cidade através, de Nossa Senhora das Candeias, Rainha da Paz, Aparecida, do Rosário e se reluz de forma Imponente sob o título de Nossa Senhora da Conceição, escolhida para ser Padroeira desta nossa terra; Terra da fidelidade de Santa Luzia, pureza de Santa Terezinha e da doação de Madre Tereza.
 Ó Governador Mangabeira, terra humilde feito Santo Antonio, que também foi Doutor, mas soube utilizas os seus conhecimentos para servir à todos sem distinção, terra firme pelas pilastras Pedro e Paulo, guiada por Deus e São Cristóvão, terra dos BONS: Bom Jesus da Lapa, Senhor do Bonfim, do Bonsucesso. Terra que nos carrega no colo desde pequenos, feito São Benedito. Terra vigiada por Anjos e Arcanjos (MIGUEL). Terra protegida da peste por São Roque e de tantas vitórias, feito Cristo Redentor.
Ó Governador Mangabeira, tu és o que é, por ter a Benção do Espírito Santo, que este mesmo Santo Espírito, te conduza a muitas conquistas e vitórias para o seu povo poder comemorar nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário