sábado, 26 de março de 2011

Dom Murilo tomou posse na Arquidiocese de Salvador
Nessa sexta-feira (25), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger tomou posse como arcebispo na Arquidiocese de Salvador (BA) e primaz do Brasil.
A cerimônia aconteceu às 19h, na Catedral Basílica, no Centro Histórico da capital baiana.
Vários padres, diáconos e fiéis da Arquidiocese acompanharam a celebração.
Dom Murilo foi nomeado pelo papa Bento XVI no dia 12 de janeiro deste ano.
O título de primaz é dado a todo arcebispo de Salvador, por ser esta a primeira diocese criada no Brasil.
Dom Murilo, irá suceder o cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo que teve sua renúncia aceita pelo papa Bento XVI.
No dia 18 de março, Dom Murilo presidiu a última celebração na arquidiocese de Florianópolis antes de sua ida a Salvador, onde foi homenageado pelos fiéis.

Biografia - Dom Murilo Krieger nasceu em Brusque (SC) em 19 de setembro de 1943. Foi ordenado presbítero em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985. Ele é arcebispo de Florianópolis desde fevereiro de 2002.
Nos estudos, o novo arcebispo de Salvador fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP); especialização em espiritualidade em Roma e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP).
Como bispo, dom Murilo foi auxiliar de Florianópolis (1985 – 1991); bispo de Ponta Grossa (PR) (1991 – 1997); presidente do Regional Sul 2 (Paraná) em (1995 – 1999); e (1999 – 2002); arcebispo de Maringá (PR) (1997 – 2002); presidente do Regional Sul 4 (Santa Catariana) de (2007 – 2011).
Dom Murilo publicou dez livros, entre eles, Deixa meu povo ir (Paulus); O primeiro, o último, o único Natal ( Loyola); Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas).

Com a aposentadoria, Dom Geraldo mantém as funções de cardeal, mas deixa de administrar uma diocese. Desde 2008, era aguardada a nomeação de um novo arcebispo para Salvador, pois seguindo o direito canônico, ao completar 75 anos, em outubro daquele ano, Dom Geraldo solicitou ao papa a aposentadoria. A Arquidiocese de Salvador é a primeira diocese do Brasil e a partir dela todo o trabalho da Igreja no país foi sendo organizado. Atualmente, 15 municípios integram o território da Arquidiocese e juntos contam com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas de acordo com dados de 2009 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além da capital do estado da Bahia, integram o território da Arquidiocese o Recôncavo baiano, as ilhas e parte do Litoral Norte. O trabalho pastoral está distribuído em 112 paróquias e 4 capelanias militares. 
Para animar a vida pastoral na Arquidiocese o novo arcebispo contará com a ajuda do bispo auxiliar dom Gregório Paixão, osb, cerca de 250 padres (entre diocesanos e religiosos), além de religiosas e milhares de leigos envolvidos com os movimentos eclesiais, pastorais e ações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário