quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Com as mulheres jovens em defesa da vida



 Querida Juventude,
Ao completar 26 anos de comemoração do Dia Nacional da Juventude (DNJ), a juventude baiana tem duplo motivo para comemorar. Pois, nesse mesmo dia, 30 de outubro, a Bahia estará realizando a sua 2ª Conferência Estadual de Juventude. Fruto da organização e participação de diversos jovens dos 26 territórios do estado.
Alegria também por termos a informação, através do mapeamento realizado pela Pastoral da Juventude do Brasil, que aponta o Regional Nordeste 3 - Bahia e Sergipe - como o segundo regional que mais mobiliza a juventude no DNJ e com um destaque especial para a Diocese de Serrinha-Ba que mobiliza 5 mil pessoas.
O DNJ teve a sua primeira versão, em 1985, motivado pela declaração da ONU, do Ano internacional da Juventude, com essa motivação nasce o Dia Nacional da Juventude que ao logo dos seus 26 anos vem celebrando a vida e a luta da juventude brasileira. Esse ano o Tema do DNJ é “Juventude e protagonismo feminino” e o lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
Como Maria, jovem mulher que disse sim ao mensageiro de Deus, o anjo Gabriel, temos várias Marias que tercem no seio das comunidades relações de vida e esperança pela juventude e sofrem ao ver seus filhos necessitando de conforto e de ajuda, muitas vezes negada por uma sociedade injusta e desigual.
Nos últimos anos, a dor e a alegria das mulheres que vem sendo protagonista ao longo da história marcaram a trajetória da juventude da PJ’s. É o caso de Irmã Dorathy Stang, que morreu na defesa dos camponeses da Amazônia. Sem esquecer ainda, de Zilda Arns que lutou em defesa das crianças, contra a desnutrição e a fome em nosso país, de Maria da Penha que teve seu sofrimento transformado em alerta e lei para que tantas mulheres deixassem de sofre com a violência e que mesmo após a aprovação da Lei Maria da Penha continua lutando, de Irmã Dulce que dedicou a sua vida aos pobres e marginalizados e tantas outras mulheres que não cansam de lutar para que os jovens tenham oportunidade de ser jovem.
Desejo a toda a juventude que transforme este dia em muita festa, oração, participação e luta por direitos e dignidade.
Um forte abraço,
Deputado Estadual Yulo Oiticica
Presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário