sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Jovem e a Comunicação

A palavra comunicação significa comungar, participar de uma ação comum. É a troca de informações, através de símbolos, palavras escritas ou faladas, e se dá quando as pessoas se encontram, dialogam, trocam ideias criam laços. Desenvolvem assim as relações humanas, que personalizam e libertam.
Deus é comunicação é palavra é trindade. O ser humano sendo feito à imagem e semelhança de Deus também é comunicação, comunica sua existência.
“Com o surgimento da sociedade industrial, a comunicação interpessoal , foi rapidamente substituída pelos poderosos veículos de comunicação de Massa: televisão, rádio, jornal, internet, que aproveitam a falta de importância que a população dar, e a escarces de tempo para fazer acreditar e viver uma outra realidade”.
Os Meios de comunicação
Os Meios de Comunicação trabalham com a ideologia, isto é, um conjunto de ideias, símbolos, etc, que são colocados nas cabeças das pessoas. A Comunicação faz uma realidade social, artificial, cria mentalidade, forma opinião pública. “A Comunicação é que constrói a realidade, isto é, uma coisa passa a existir no momento que é comunicada. Criamos um hábito de pensar e aceitar que só tem importância, só é fato, aquilo que é divulgado”.
O Poder de Impor um Jeito de Pensar e Agir
Os MC’s, impõem padrões de vida, de comportamento, de vestuário de alimentação. Eles determinam os costumes, hábitos e comportamentos diferentes. Desta forma os pobres perdem sua identidade, seus valores, seus costumes, sua história sem saber quem são; Perdem o sentido de nação e sua própria cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário