sexta-feira, 13 de maio de 2011

Maio:Mês das Mães, Mês de Maria

Maria Mãe de Jesus
A origem do nome é incerta, mas pode ter sido originalmente um nome egípicio, provavelmente derivado de mry ("amada") ou mr ("amor") no sentido de "senhora amada"; era a mãe de Jesus de Nazaré, de acordo com a Bíblia. Acredita-se que tenha nascido em Jerusalém a partir de 15 a.C para alguns estudiosos teria nascido em Nazaré. O culto feito à Virgem Maria é conhecido por Marianismo e Maria é considerada, pela Igreja Católica, medianeira de muitas graças.

Apresentação de Maria


Segundo uma tradição católica estima-se que a Virgem Maria teria nascido em um 08 de setembro, num sábado, data em que a Igreja festeja a sua Natividade. Também é da tradição que seu pai seria São Joaquim, descendente de Davi, e que sua mãe seria Sant’Ana, da descendência do Sacerdote Aarão.

De acordo com o costume judaico aos três anos, Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, e que ali teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então teria morrido seu pai, São Joaquim.
Nos Evangelhos

Maria é dezenove vezes citada no Novo Testamento, entre elas: Mateus 1, 23-25. Lucas 1,26-35.
Depois da Ascensão de Cristo aos céus, Maria era uma das mulheres que estavam reunidas com o restante dos discípulos no derramamento do Espírito Santo no Pentecostes e fundação da Igreja Cristã. (Atos 1,14; 2,1-4).

Palavras de Maria
Nos Evangelhos Maria faz uso da palavra por sete vezes, três delas dirigidas ao Anjo da Anunciação, o Magnificat em resposta a Isabel, duas dirigidas ao seu Filho e uma só e última vez dirigida aos homens (aos servos das bodas de Caná) que a Igreja Católica conserva com todo o valor de um testamento:

 §  Como poderá ser isto, se não conheço varão (homem)? (Lc. 1,34).
 §  "Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra (Lc 1:38)
 §  "A minha alma engrandece o Senhor." (Lc. 1,46-55)
§  "Filho, porque fizeste isto conosco? eis que teu pai e eu te procurávamos angustiados." (Lc. 2,48).
§  "Não têm mais vinho"... (Jo. 2,3).
§  "Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo.2,5).

Palavras Dirigidas a Maria

Nos Evangelhos por oito vezes a palavra é dirigida a Maria:
1.       A saudação do anjo: Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo. (Lc.1,28).
2.       O anúncio da Encarnação: Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho a quem porás o nome de Jesus. (Lc. 1,30-33).
3.       Por obra e graça do Espírito Santo: O Espírito Santo descerá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o que nascer será chamado Santo, Filho de Deus. (Lc. 1,35-37).
4.       Simeão Lhe fala da espada que trespassará o coração: ...e uma espada trespassará a tua própria alma a fim de que se descubram os pensamentos de muitos corações. (Lc. 2,34).
5.       Isabel ao responder à sua saudação: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc.1, 42-45).
6.       O Menino-Deus a responde no templo: Por que me buscáveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai? (Lc. 2,49)
7.       Cristo em Caná: Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. . (Jo.2,4)
8.       Por Cristo na Cruz: Jesus, vendo a sua mãe e, junto dEla, o discípulo que amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a tua mãe." E daquela hora em diante o discípulo a levou para sua casa. (Jo. 19,26-27).
Dogmas


   Segundo a doutrina da Igreja Católica, Maria está associada aos
   seguintes dogmas de fé:
   Virgindade Perpétua - Virgem antes, durante e depois do parto.
   Maternidade Divina - Maria é mãe de Deus. Porque se Jesus é
   Deus e Maria é mãe de Jesus, logo Maria é mãe de Deus. 
  Imaculada Conceição - Concebida sem a mancha do pecado
  original. O Papa Pio IX, fez a definição oficial do dogma da
  Imaculada Conceição, aos 8 de dezembro de 1854.
Assunção aos Céus - Refere-se à elevação de Maria em corpo e alma ao Céu. Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950, em um encíclica.
Madianeira - Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem. (1 Tim, 2,5). Ele sozinho conciliou o homem com Deus através da sua morte na cruz. Mas isso não exclui um papel secundário de Maria como medianeira dependente de Cristo. O ensinamento que Maria intercede por todos os crentes e, especialmente, aqueles que pedem sua intercessão através da oração, remete aos primeiros séculos do cristianismo.
Padroeira do Brasil 

   Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida é considerada a padroeira do Brasil, sendo proclamado Culto oficial na presença de autoridades eclesiásticas e do então presidente Getúlio Vargas na década de 1950 e a sua festa é comemorada, anualmente, em 12 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário