segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Festa em Louvor à São Roque em nossa Paróquia

16 de agosto dia do São Roque, Padroeiro de diversas comunidades católicas do nosso país, inclusive Cipoal, umas das comunidade 36 comunidades da nossa paróquia.
Inicia na próxima sexta-feira dia 12 e se estende até o dia 21 do mesmo mês.            
                         História de São Roque
Natural de Montpellier, França, Roque teria nascido com uma cruz rubra estampada no peito. Segundo os registros da igreja católica, Roque ficou órfão de pai e mãe muito jovem e resolveu distribuir todos os seus bens aos pobres, deixando uma pequena parte confiada ao tio, partindo em peregrinação para Roma.  No decorrer da viagem encontrou muitos necessitados e ofereceu-se como voluntário na assistência aos doentes, operando as primeiras curas milagrosas. Onde surgia um foco de peste, lá estava Roque ajudando. Na viagem de volta para a França, foi contagiado pela peste, o que o impediu de prosseguir em sua obra de assistência aos atingidos pelo mesmo mal. Para não contaminar ninguém isolou-se na floresta.  
Sempre vemos São Roque  representado em trajes de peregrino com um cachorro que está a seu lado no ato de lhe dar um pão. Esta gravura é inspirada no tempo de seu isolamento quando teria morrido de fome se um cachorro sem dono não lhe houvesse trazido diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água para lhe matar a sede. Assim ele foi descoberto e levado diante do governador em Montpellier, que era seu tio, mas não o reconheceu. Roque foi confundido com um espião e passou 5 anos numa prisão até morrer abandonado e esquecido por todos. Alguns biógrafos dizem que ele só foi reconhecido depois de morto, pela cruz gravada no peito.
São Roque é invocado com a seguinte oração:
São Roque, vos dedicastes de corpo e alma ao cuidado dos doentes, e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença. Mas esse mesmo Deus, por meio de um cão, vos alimentou de modo milagroso e também milagrosamente vos curou. Protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos. Enquanto eu estiver saudável, vos prometo rezar pelos doentes e fazer o possível para aliviar suas dores e sofrimentos. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e a poluição.
Jadeilson participará da primeira noite da festa, fazendo a reflexão sobre o tema da noite.
Desde já uma boa festa para toda a comunidade e que toda paróquia participe desse importante momento, que São Roque também interceda a Deus por cada um de nós sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário