O símbolo da Pastoral da Juventude surgiu de um concurso nacional realizado entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Foi Criado pelo então jovem Cristiano, do Regional Sul I, hoje já adulto e casado. O símbolo da PJ representa uma cruz estilizada, como se ela estivesse deitada no chão, servindo de estrada, um caminho, rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida pelo saudoso Papa Paulo VI para os jovens de todo planeta. A cor vermelha do nosso símbolo é a cor da paixão. Paixão pelo novo, pelo protagonismo juvenil, pela utopia. E quando realmente estamos apaixonados, a gente respeita, a gente cuida, a gente ama. Enfim, amar nos leva a “Civilização do Amor”.
Mas afinal, o que é essa “Civilização do Amor?” A “Civilização do Amor” nada mais é que a concretização do reino de Deus aqui na terra. Nós acreditamos que o Reino de Deus se
Iniciará aqui quando o homem novo e a mulher nova tomarem consciência que um outro mundo é possível.
(Por Anderson Alexandre / PJ - Campinas-SP)
METODOLOGIA DA PASTORAL DA JUVENTUDE
Método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar
O método ver-julgar-agir-rever-celebrar procura integrar fé e vida. Parte da realidade e leva a uma ação transformadora.
Ver – Tomar consciência da realidade.
Julgar – Confrontar a realidade com o Evangelho.
Agir – Realizar a ação transformadora.
Rever – Avaliar os resultados para criar uma nova ação.
Celebrar – É reconhecer a presença de Deus na caminhada. É recordar conquistas e dificuldades, e ganhar força para novos desafios.
Fonte: Subsidio para o Encontro Regional da Pastoral da Juventude, Regional Nordeste 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário