É a ação da Igreja que ajuda os jovens a descobrir, assimilar e comprometer-se com a pessoa de Jesus Cristo e com seu Evangelho. Esta experiência deve levar o jovem a uma ação transformadora.
Pastoral – Porque nosso modelo é Jesus, nosso Pastor. Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez, é continuar sua missão. Pastoral é serviço, ação, trabalho de quem segue Jesus Cristo. É ação organizada que atende uma realidade específica.
Da – Pastoral DA Juventude e não DE Juventude. Significa que é dos jovens. É o jovem sendo apóstolo do próprio jovem. O Jovem é o protagonista.
Juventude – É uma fase de grandes transformações em que o jovem busca sua definição pessoal e social. É o momento de tomada de posição diante da vida, decidindo entre diversas opções que podem determinar o futuro. É tempo de viver com entusiasmo a busca da utopia.
OBJETIVOS DA PASTORAL DA JUVENTUDE
Objetivo geral
Evangelizar os jovens através das ações dos próprios jovens.
Objetivos específicos
Þ Organizar grupos de base.
Þ Promover a formação integral dos jovens.
Þ Despertar o jovem para a solidariedade, amizade e fraternidade.
Þ Despertar o jovem para a ação concreta na comunidade e na sociedade.
IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE
Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens.
Encontramo-nos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade, a partir de uma formação integral e mística própria.
Somos grupos de jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.
Organizamo-nos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, setores ou regiões pastorais, diocese e regional, ligados à Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando unidade na diversidade. Atuamos também na sociedade, inseridos nos movimentos sociais, com destaque para a participação político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana. Diante de uma política desumana, da manipulação dos MCS e de uma realidade tão diversa, ousamos assumir e propor os Projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da Civilização do Amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras pastorais e organizações da sociedade. Somos PJ organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo, no acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos. Somos jovens felizes, apaixonados (as), ternos (as), e motivados (as) pela fé. Encaramos a vida como potencial criativo muito grande, valorizando as artes (danças, poesia, música...), o lazer, o corpo, o símbolo, as culturas, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.
Fonte:Subsídio do Encontro Regional da Pastoral da Juventude Nordeste 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário