Realizada no último final de semana na Escola Parque a II Conferência Estadual de Juventude elegeu 42 delegados – sendo duas vagas para jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais – além dos já eleitos nas etapas territoriais e dos indicados dos Conselhos Municipais e da COE para Conferência Nacional de Juventude que acontecerá entre os dias 9 e 12 de dezembro.
O evento reuniu aproximadamente dois mil jovens e contou em sua abertura com a participação do governador Jaques Wagner, do presidente do Conselho Nacional de Juventude Gabriel Medina, da vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude Ângela Guimarães, do Secretário de Relações Institucionais Cezar Lisboa, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do Deputado Estadual Yulo Oiticica e da Secretária da Casa Civil Eva Maria Chiavon, do Coordenador Estadual de Juventude Vladimir Pinheiro, entre outros.
O Secretário Cezar Lisboa afirmou que esse foi o maior processo de mobilização entre todas as conferências ocorridas nos Estados brasileiros.
Emocionada, a vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Rebeca Ribas falou das conquistas desde a I Conferência até esta, como a criação do Conselho e a elaboração do Plano Estadual de Juventude.
“A essa juventude não cabe o direito de desistir da possibilidade de um país novo e acreditar que para o Brasil crescer e se transformar num país verdadeiramente democrático, soberano e que entenda a juventude brasileira. É fundamental garantir direitos para juventude brasileira e colocá-la no centro do debate do desenvolvimento do nosso país”. Afirmou Juremar Oliveira que foi bastante aplaudido pelos jovens.
O Governador Jaques Wagner ressaltou a importância dos jovens na política ao afirmar que “que quer democracia tem que querer política. E se a política está ruim são vocês da juventude cada vez participando mais que vão garantir a melhora da política no Brasil”.
No segundo dia os jovens participaram dos Grupos de Trabalho onde discutiram as emendas ao texto base nacional e os princípios e estratégias de validação da Política Estadual de Juventude.
No domingo houve a Plenária Deliberativa onde foram discutidas as estratégias para institucionalização da Política Estadual de Juventude e a aprovação da Resolução da Conferência Estadual: princípios e estratégias de validação da Política Estadual de Juventude.
Após um dia inteiro de debates, à noite os jovens puderam desfrutar de atividades culturais, onde as mais aplaudidas foram as apresentações do cantor Gerônimo e do Coral da Paz, projeto desenvolvido pelo membro da Acbantu (Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu, Sidney Argolo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário