Aproximadamente dois mil jovens de todo o estado participaram da II Conferência Estadual de Juventude, realizada no fim de semana, na Escola Parque, em Salvador. Na resolução final com as prioridades da Bahia, que será encaminhada à Conferência Nacional, no mês de dezembro, em Brasília, eles destacam a importância do acesso ao ensino público superior e da qualificação profissional, além da garantia à educação para o jovem do campo e das comunidades indígenas.
Durante três dias, os jovens discutiram as prioridades de políticas públicas de juventude e votaram as alterações do texto base da Bahia para a Conferência Nacional. Eles vieram em caravanas dos 26 Territórios de Identidade do estado e de quase todos os municípios baianos para participar de uma das maiores conferências de juventude já realizadas no Brasil.
Entre as prioridades apontadas está a necessidade de criação de Secretarias Municipais de Juventude que possam desempenhar, em nível local e em todas as cidades, o papel reservado à secretaria estadual. Além de ouvidorias para acatar demandas e escutas do público jovem.
Durante a conferência, que foi aberta na sexta-feira (28), com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, do secretário estadual de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e do presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude, deputado estadual Yulo Oiticica (PT), foi discutida a implementação da política de juventude, por meio do plano estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa, que depois de aprovado garantirá a melhoria de qualidade de vida dos jovens de todas as regiões, independente de cor, raça, classe social e econômica e orientação sexual.
O plano trata da garantia do acesso à educação pública de qualidade, saúde, qualificação profissional, cultura, lazer, esporte, tecnologia de informação e tudo que está relacionado aos direitos juvenis. Os assuntos foram amplamente discutidos nas mais de 300 conferências municipais, territoriais e livres realizadas durante o ano, com a mobilização de mais 60 mil jovens.
A conferência estadual elegeu 42 delegados para representar a Bahia no encontro nacional, em Brasília. Duas vagas ficaram com jovens em cumprimento de medida socioeducativa e três para as comunidades e povos tradicionais.
Os mangabeirenses Ana Paula, Cássio, Cosme, Daniela, Daniel, Edvan, Geojave, Liverson e Jadeilson "Dêka", completaram a delegação do Recôncavo e ajudaram a eleger os Jovens Paulo (Muritiba) e Júlio (Maragojipe) para delegados Nacional, representando o Território do Recôncavo, que vão se juntar a Pablo Rezende, escolhido pelo Conselho Municipal Municipal de Cruz das Almas, Leandro Marcos, também de Cruz das Almas, eleito na etapa estadual, Jadeilson "Dêka", Governador Mangabeira, eleito na Etapa Territorial, Weliton, Escolhido pelo Conselho Municipal de Santo Amaro, e Luan de São Francisco do Cônde, também eleito na etapa estadual e fortalecer ainda mais o território na Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá de 09 a 12 de dezembro em Brasília!
Fonte:www.yulo.com.br, com adaptações
Nenhum comentário:
Postar um comentário