Com a realização das conferências de Jequié, Território do Médio Rio de Contas e de Cruz das Almas, Recôncavo, a Coordenação Estadual de Juventude chega à marca de 12 territoriais já feitas até agora, num universo de 26 Territórios de Identidade em todo o estado.
A caravana da juventude volta ao interior já na quinta-feira (6) para a territorial do Sertão Produtivo no município de Brumado. No dia 7 é a vez da Bacia do Paramirim, município de Macaúbas, dia 8 o Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba e dia 9 Bacia do Jacuípe, em Ipirá e Portal do Sertão, em Feira de Santana. As territoriais acabam no dia 20, na Região Metropolitana de Salvador, cidade de Camaçari.
O secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa destacou que as priorizações decididas nas territoriais vão aperfeiçoar o Plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembléia como projeto de lei. “O resultado da lei é o resultado da ação de vocês próprios. Vocês estão legislando para seus municípios, territórios e para o Estado”, acrescentou Cezar Lisboa ao pedir empenho na construção também da política nacional de Juventude.
Convocada por Decretos de 30 de novembro de 2010 e de 7 de junho de 2011, a Conferência Estadual tem por objetivo geral contribuir para a construção e o fortalecimento das políticas públicas estadual e nacional para a juventude. Ela está prevista para acontecer de 28 a 30 de outubro na Escola Parque, em Salvador.
A Etapa Territorial do Recôncavo contou com cerca de 600 jovens neste domingo, 02/10, na cidade de Cruz das Almas. Mobilizados em eleger os principais pontos para o futuro dos 21 municípios que fazem parte do Território do Recôncavo, estiveram presentes representantes de cidades como Santo Antônio de Jesus, Santo Inácio, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Cachoeira, Cabaceiras do Paraguaçu, São Felix, São Felipe, Nazaré, Maragojipe entre outras. Além de jovens observadores, educadores e gestores.
A Secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Angela Guimarães, esteve presente em Cruz das Almas e participou da mesa de abertura. Ela destacou a importância das conferências territoriais para o processo da democracia e lembrou que é fundamental ouvir desses jovens o que eles enxergam como prioridade para a região onde vivem. Vale lembrar que esse é o momento de definir os desdobramentos do plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembléia Legislativa, e que vai nortear as políticas públicas para os jovens nos próximos 12 anos.
O município de Governador Mangabeira participou desta etapa com média de 18 delegados/as, e 4 observadores/as. Com uma boa articulação elegeu mais 08 delegados/as para etapa estadual totalizando 11 delegados/as mangabeirenses, além de eleger também o representante do território na etapa nacional em Brasília, que foi o Jovem Jadeilson/Dêka, Assessor da PJ Paroquial, Presidente do Conselho Municipal de Juventude, Conselheiro Estadual de Juventude, Conselheiro Tutelar de Governador Mangabeira, além de Militante do Partido dos Trabalhadores do município.
Parabéns à Juventude do Recôncavo, e de forma especial aos/as mangabeirenses que mostraram sua força!
Nenhum comentário:
Postar um comentário